Festa de casamento ou viagem bacana?

Que tal os dois? Sim, dá para fazer uma festa de casamento e uma viagem bacanuda. Só precisa daquilo que eu sempre recomendo: planejamento.

Você não precisa deixar de lado uma lua de mel dos sonhos para fazer uma festa de casamento ou vice-versa. Quando você começa a contar para as pessoas que vai casar sempre tem um palpite “Não gaste dinheiro com festa, façam uma viagem bem legal”.  Mas a verdade é que economizando aqui e ali tem como sim fazer as duas coisas sem se enfiar em dívidas.

Antes de mais nada: pesquise. Confira preços de tudo: passagens, acomodações, passeios, alimentação. Sobre o casamento, já falei aqui e falo de novo: que tipo de festa você quer? Precisa ser cheia de coisas “só pra tirar foto” ou algo simples e aconchegante? A sua lua de mel precisa ser um um lugar badalado, chique? Existem muitos gastos num casamento, desde a festa, até as alianças de casamento. Se você que ir à Paris, prepare o bolso, é caro sim, mesmo com promoção de passagem, até fast food é caro por aquelas bandas.

Gosta de praia? Tem o Caribe aqui do lado. São dezenas de cidades, ilhas e locais maravilhosos, com água do mar quentinha. Alguns são mais famosos como Punta Cana, na República Dominicana,  e Cancún, no México, tomados por grandes resorts e outras menos conhecidos como a Ilha de San Andres, na Colômbia, pequena, linda e ainda mais acessível.  Ir para um desses lugares está saindo mais barato que viajar dentro do Brasil, infelizmente. Quem quer a tranquilidade do mato e sabe que Campos do Jordão, no interior de São Paulo,  custa uma pequena fortuna. Aqui na regiao de Curitiba temos São Luis do Purunã, por exemplo, menos de uma hora de carro para respirar ar puro, comer comidinhas caseiras e relaxar sem barulhos de cidade grande.

E a Crise?

Sei sim que estamos passando por uma crise econômica e política bem grande, e sinto muito em lhe dizer isso: vai demorar passar. Você pode até adiar seus planos até as coisas se firmarem um pouco mais ou então fazer seu cofrinho e seguir em frente.
Já dizia o velho palestrante “onde muitos enxergam crise, alguns criam oportunidade” e é exatamente isso: as áreas estão com promoções muito boas de passagens para lugares paradisíacos como o caribe. As empresas de eventos estão com baixa demanda, então é bem mais fácil barganhar um desconto, uma cortesia e fechar contratos até 30% mais baratos que em tempos normais.

Faça sua planilha, seu cofrinho e reveja sua lista de convidados centenas de vezes. Assim você vai ter um casamento lindo e uma viagem dos sonhos!